Dengue

DENGUE
Uma detecção precoce do antígeno NS1 do vírus da dengue permite ao
médico:

A confirmação do diagnóstico de dengue sem reações cruzadas com outros Flavivírus (100% de especificidade);
 Um diagnóstico rápido e diferencial diante de outras doenças que apresentam quadros febris no paciente;
 Um início rápido do tratamento do paciente;
 A diminuição da mortalidade devido a complicações da doença.

Para consolidar o diagnóstico nos primeiros dias da doença, tem-se a alternativa da pesquisa do Antígeno NS1, que é uma proteína presente, durante a fase inicial da infecção, em altas concentrações no soro de pacientes infectados com o vírus da Dengue, podendo ser detectado do primeiro ao sétimo dia após o aparecimento dos sintomas.
Laboratório Oswaldo Cruz, além de continuar oferecendo a pesquisa de anticorpos IgG e IgM contra o vírus da Dengue, está disponibilizando o exame DENGUE ANTÍGENO NS1, que é um ensaio qualitativo utilizando-se a metodologia imunocromatográfica, com reagentes devidamente registrados no Ministério da Saúde. É realizado em rotinas diárias, com o resultado para o dia seguinte ou para o mesmo dia em caso de emergência.

O exame NS1 está sendo realizado no Hospital de Palma com o apoio da Prefeitura Municipal, através de pedido médico.
Assim sendo sua realização feita gratuita.

Obs: o teste é devidamente registrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Setor de Indústria e Abastecimento (SIA)

DAISY BARBOSA BASTOS
BIOMÉDICA
CRBM:6512

Dengue

No período de férias é comum as residências ficarem fechadas por longos períodos, o que pode favorecer os focos de dengue e Chikungunya. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde preparou 10 dicas visando o cuidado para evitar a proliferação dessas doenças nas casas que ficam sem manutenção ou a presença e cuidado diário dos donos. “O motivo principal desse alerta é que com as festividades e as férias é grande o número de imóveis fechados, o que dificulta as vistorias de rotina realizadas pelos agentes de endemias, além de facilitar o surgimento de criadouros em algum ponto que pode acumular água parada”, . Uma boa forma de garantir que não haverá proliferação dos mosquitos nas casas fechadas é deixar as chaves da casa com um vizinho, amigo ou parente, em que o morador confie, para que o mesmo possa visitar o imóvel a fim de observar se está tudo em ordem.

10 dicas para evitar a proliferação da dengue:

1. Acondicionar e dar destino adequado ao lixo;

2. Eliminar pratos de vasos de plantas;

3. Manter bebedouros de animais limpos e trocar a água diariamente;

4. Manter as caixas de água limpas e devidamente tampadas;

5. Eliminar adequadamente os pneus ou mantê-los abrigados das chuvas;

6. Manter limpas as calhas e demais possíveis depósitos de água suspensos;

7. Manter as piscinas tampadas, com algum tipo de cobertura que evite o acúmulo de água;

8. Manter os tampos de vasos sanitários e ralinhos de banheiro fechados;

9. Manter limpas bandejas de ar condicionado e geladeiras que possam acumular água;

10. Vedar com cimento os cacos de vidro nos muros que podem acumular água;

Saiba mais sobre as formas de combate à dengue e à chikungunya. Acesse o sitewww.saude.mg.gov.br/acabecomomosquito